Pular para o conteúdo

COMO ELABORAR O PLANO DE CARGOS, SALÁRIOS E CARREIRA À LUZ DAS LEGISLAÇÕES ATUAIS

 

img-2

OBJETIVOS

 

Oferecer aos participantes uma visão geral dos instrumentos e da metodologia adotada para elaboração de um Plano de Cargos e Salários.

 

Proporcionar uma visão sistêmica do Plano de Cargos e Salários dentro do contexto de um sistema integrado de gestão de pessoas.

 

Discutir as vantagens, benefícios, facilidades, dificuldades e principais cuidados relativos à introdução do Plano de Cargos e Salários nas empresas.

 

Fornecer informações que possibilitem aos participantes à manutenção de Planos de Cargos e Salários já implantados.

 

Mostrar uma metodologia de estruturação  de um  Plano de Cargos e Salários, baseado em competências e habilidades e seu papel dentro de um sistema integrado de gestão de pessoas e de remuneração estratégica.
PÚBLICO-ALVO

 

Empresários, Diretores e Executivos responsáveis pela formulação e condução de Políticas e Estratégias de Recursos Humanos.

 

Profissionais que atuam na Área de Recursos Humanos que desejam obter uma visão do moderno enfoque de Gestão de Pessoas e de seus instrumentos operacionais.

 

Profissionais da área de Recursos Humanos e demais áreas, que buscam uma formação ou reciclagem dos conhecimentos em administração de cargos e salários.

 

Demais profissionais responsáveis, atuais ou futuros, pela supervisão, coordenação ou gerenciamento de pessoas nas Organizações.

 

 

PROGRAMA

Módulo I – Conceitos e Princípios Gerais

Conceitos e princípios gerais de Planejamento, Estratégias, Competências, Habilidades, Cargos, Remuneração e demais componentes de um Sistema de Gestão de Pessoas.

 

Módulo II – Componentes de um Plano de Cargos e Salários e Carreira.

 

Objetivos e conceitos básicos do Plano de Cargos e Salários.
As novas orientações legais sobre o PCS: CLT (Reforma Trabalhista), ESOCIAL, COMPLIANCE E LGPD e os cuidados a serem tomados pela empresa na elaboração e na operacionalização do PCS.
Componentes do PCS.
A folha de pagamento: denominações x realidade x implicações legais.
Como definir as denominações e elaborar descrições dos cargos.
O enquadramento dos cargos na CBO
As políticas de Recursos Humanos e a Política de Cargos e Salários.
Estruturação de um Plano de Cargos e Salários: A montagem do Plano de Cargos e Salários a partir do mapeamento das competências e habilidades.
O Plano de Cargos e Salários e sua integração com demais instrumentos de gestão: Sistema da Qualidade, Recrutamento e Seleção, Avaliação de Desempenho, Plano de Capacitação e Desenvolvimento Profissional, Plano de Carreira e  Segurança e Medicina do Trabalho (PPRA e PPP).
O Plano de Carreira: conceito, características, componentes e critérios sugeridos.
Exemplos práticos

 

Módulo III – A grade salarial

 

Classes, faixas e níveis salariais.
A grade salarial e as atuais tendências de mercado.
A pesquisa salarial
Elaboração do caderno de pesquisa
Execução e tabulação dos dados coletados
A avaliação dos resultados
O enquadramento salarial
Exemplos práticos

 

Módulo IV – Instrumentos de administração e manutenção do PCS e Carreira

 

Políticas e procedimentos de Contratação, Movimentação e de Remuneração de Pessoal.
Fatores Críticos de Sucesso do Plano de Cargos e Salários e Carreira.
Exemplos práticos

 

img-3

Mestre em Administração de Empresas (Metodista, 1985, Pequenas e Médias Empresas), Pós-Graduado em Análise de Sistemas (FAAP, 1978), Sistemas de Informações (Mauá, 1979), em Administração Financeira (Fecap, 1981) e Bacharel em Administração (USP, 1974), com experiência profissional de 44 anos, tendo ocupado cargos técnicos e executivos nas áreas de Organização, Sistemas e Tecnologia da Informação em diversas empresas. Sólida trajetória profissional construída ao longo de 44 anos de atividades exercidas em diferentes tipos de Organizações, dentre elas: Algodoeira Paulista (1968/69), Companhia Siderúrgica Nacional (1970), First National City Bank (1971), ITT Data Service / Control Data do Brasil (1972/974 e 1975/76), Editora Abril S/A (1976/77), Companhia Telefônica da Borda do Campo (1977/86), Frigorífico Kaiowa (1986/87) e SL Consultoria e Treinamento (Desde 1988 até a data), tendo ocupado por vários anos, cargos executivos em empresas de médio e grande porte. Há 26 anos atuo como Consultor Empresarial nos mais diferentes tipos e portes de Organizações participando de projetos nas áreas de Tecnologia da Informação, Recursos Humanos, Organização, Sistemas e Métodos, Organização e Planejamento Empresarial, Mapeamento de Processos, Sustentabilidade, Qualidade (Total e ISO 9000) e Produtividade.  Atuo na área educacional há mais de 32 anos, tendo acumulado experiência como Docente e Coordenador em cursos superiores de graduação e docente em cursos de pós-graduação em Instituições de Ensino Superior de São Paulo, Bahia e Espírito Santo e Instrutor em Cursos de Capacitação e Desenvolvimento Profissional, tendo lecionado e/ou lecionando em Universidades Corporativas e Entidades de Ensino Livre em diversos Estados do País. Atuo, também, como Palestrante e possuo artigos publicados sobre gestão de mudanças, de empresas e  de pessoas, em jornais, revistas e sites da Internet. No exercício do voluntariado fui examinador do Prêmio Nacional da Qualidade (1996), do Prêmio Gestão Banas (2008 a 2011) e do Prêmio PBQP-H (2010) e em 2012 ministrei gratuitamente palestras para empresários em Entidades de Classe. Sou membro do GEES – Grupo de Excelência de Ética e Sustentabilidade, do CRA/SP e da AAPSA – Associação Paulista de Gestores de Pessoas.

Informações Gerais
Data: 11-12/03/2024 Duração: 02 dias
Horário: 08h- 12h Carga horária: 08 horas
Local: Plataforma IBECC ao vivo online
(com interação em tempo real com instrutor durante o evento).
Investimento: R$ 699,00 após dia 05/03/2024 R$ 789,00
Observações: * Agende o pagamento de sua inscrição para data de realização do evento com descontos oferecidos.
Desconto: 15% desconto para  02 inscrições  ou a 03ª inscrição será cortesia.
Formas de pagamento Boleto bancário, deposito bancário ou em até 03 parcelas sem juros via Pagseguro
Material Incluso: apostila digital- certificado digital
A apostila digital e instruções do curso serão enviadas um dia antes do evento via e-mail. Certificado: serão enviados por e-mail no dia seguinte ao evento com a participação mínima de 80%

    REALIZE AQUI SUA INSCRIÇÃO

    FORMA DE PAGAMENTO: COMO CONHECEU O IBECC?

     

    Data

    11 - 12 mar 2024

    Tempo

    08:00 - 12:00

    Localização

    ONLINE E AO VIVO
    QR Code