Nossos Instrutores

Temos uma seleção excelente de profissionais

Auro de Quadros Machado

Sócio fundador do Escritório Bretanha Machado Advogados Associados. Advogado, formado pela PUCRS e Consultor de Empresas, inscrito na OAB/RS sob o n.º 31.285. Mestre em Direito, Professor. Mediador. Palestrante. Parecerista.

Prof.ª Celia Alexandra

Educadora Corporativa com forte influência da Pedagogia da Cooperação e da Cultura de Paz e Não Violência. Executiva de Gente e Gestão, contabiliza mais de trinta anos de atuação. Como consultora, atua com foco na pró-transformação organizacional. Também realiza a implantação e a modernização da área de Talent People, atuando com todos os processos, numa concepção multidisciplinar e integrada. Especialista em Psicologia Social e do Trabalho, em Focalização de Jogos em T&D, com ênfase em Jogos Cooperativos. Habilitada em RCD – Resolução Criativa do Desafio – ILACE/U. Buffalo. Estudou Arquitetura de Jogos e Gamification, continuando a se dedicar ao estudo de Metodologias Ativas de Educação e Economia da Experiência. Campeã no EMPRETEC – curso elaborado pela ONU para o desenvolvimento do perfil empreendedor. É Técnica em Administração. Iniciou e alavancou sua carreira no RH da NEC (japonesa de TELECOM). Professora universitária das seguintes disciplinas: Gestão de Pessoas, Evolução Organizacional, Gestão da Mudança e Desenvolvimento de Carreira, Empreendedorismo e Ética. É Executive Coach e Mentora de líderes.

Diego Bisi Almada

Advogado e Professor Universitário de Direito Empresarial

Dirceu Antonio Passos

Advogado, graduado em direito pela UNI-FMU e pós-graduado em direito tributário pela PUC-Campinas, Contabilista; mais de 25 anos de atuação na área tributária de grandes organizações, incluindo empresas de Logística (Keepers, Martins, Intecon, Logimasters, Dachser); auditorias e consultorias big four (PriceWaterhouseCoopers, KPMG); indústrias e comércios (Novartis, Compaq, Cotia Trading, ITW-Mapri, etc). Atualmente é consultor tributário e fiscal em empresas na região de Campinas-SP; Responsável pela elaboração e apresentação de diversos cursos na área fiscal-tributária e de Logística no SENAC, TIGERLOG, MARAN e MORAES Cursos; Professor de Graduação e Pós Graduação (MBA) na Faculdade ANHANGUERA de São Paulo.

Fábio Tozzini

MBA de Gestão Empresarial na Fundação Getúlio Vargas; Administrador de Empresas com especialização em Negócios Internacionais; Atuando há 36 anos no meio econômico-financeiro, integrou a Linha de frente de Bancos Comercias, tendo atuado como Gerente de Contas nos Bancos Santander e Itau Unibanco. O Mais Jovem Gerente de Banco em 1990 no pais É Diretor da Tozzini Consultores Associados, onde atua como especialista nas áreas Financeira e Crédito e já treinou aproximadamente 20.000 executivos em todo o pais, ministrando treinamentos de Custos, Finanças, Análise, Concessão & Recuperação de Créditos, Liderança, Negociação, Gestão & Adm Eficaz do Tempo, Vendas & Motivação de Equipes, entre outros, em diversas entidades multi-setoriais , destacando-se : FEBRABAN, FIESP/CIESP, ABIMAQ, SINDUSCON, SIAMFESP, SINCOMAVI, SINAFER, Diversas Cooperativas de Crédito, além de palestrante da ESAN/FEI e Docente do MBA Executive Banking da UNIP Carreira voltada para o desenvolvimento pessoal e profissional dos colaborares de empresas industriais, comerciais e prestadoras de serviços de todos os portes, com ênfase para treinamentos IN COMPANY. Já ministrou Palestras, Seminários, Workshops e Treinamentos Técnicos e Comportamentais em 24 Estados Brasileiros em empresas de todos os portes. Membro efetivo do Fórum de Jovens Empresários da ASSOCIAÇÃO COMERCIAL DE SÃO PAULO, colaborador do DIARIO DO COMÉRCIO, DCI, O ESTADO DE SÃO PAULO, GAZETA MERCANTIL e das revistas MOMENTO IOB, INFO CANAL e PEGN (Pequenas Empresas, Grandes Negócios). MÉTODO DE APLICAÇÃO DOS TREINAMENTOS São aplicados de forma prática e dinâmica envolvendo situações do cotidiano empresarial, através de exposições dialogadas, jogos e dinâmicas de grupo. Nossos serviços são garantidos pelo Instituto Brasileiro de Pesquisa da Qualidade, o qual nos premiou com o QUALITY OF BUSINESS INTERNACIONAL 2007 e PRÊMIO NACIONAL DE EXCELENCIA EM QUALIDADE NO ENSINO 2007.

Francisco Arean

Consultor Organizacional, Professor Universitário em cursos de graduação e pós-graduação.

Maria de Lourdes da Silva

Especialista em Língua Portuguesa e em Didática de Ensino Superior. Graduada em Letras Anglo-portuguesas. Treina pessoas em correspondência empresarial há mais de 20 anos para empresas de todos os tamanhos e segmentos. Corrige redações de processos seletivos.

Henrique Vercesi Mäder

Graduado em ENGENHARIA MECÂNICA DE PRODUÇÃO (1983) com extensão universitária, MBA, em ANÁLISE E AUDITORIA DE SISTEMAS (1986). Mais de 35 anos de experiência profissional em Indústrias, Comércios e Serviços, para pequenas, médias e grandes empresas em gestão de sistemas, processos e pessoas nos setores de: ADMINISTRAÇÃO, ATENDIMENTO E SUPORTE AO CLIENTE, COMERCIAL, COMPRAS, INDUSTRIAL, LOGÍSTICA, MARKETING DE RELACIONAMENTO, MATERIAIS, OPERAÇÕES, PROCESSOS, QUALIDADE, TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO e VENDAS. Experiência prática em CONSULTORIA e MENTORIA. Atividades com CAPACITAÇÃO, WORKSHOP, SEMINÁRIOS e PALESTRAS, abertos e in-company, já tendo acumulado mais de 4.000 horas, em entidades tais como: CIESP, FIESP, ABIMAQ, ABIPLAST, SINDIPLAST, SINDIPEÇAS. EMPRETEC_ONU, SEBRAE, 1998. Empreendedor em Serviços & Soluções em Engenharia & TIC. Instrutor Sênior, ABIMAQ, FIESP, CIESP, 2003 – atual. Instrutor Sênior, IBECC, 2008 – atual. FOCO: Ênfase na solução de problemas em gestão com foco em priorizar a conquista, crescimento, manutenção e satisfação de clientes, com aplicação de técnicas de qualidade no desempenho das atividades chaves para identificar, analisar e solucionar problemas de desperdícios, altos custos e baixos resultados.

Prof. Ms. Jone Agostinho Cutti

- Mestre em Administração de Empresas; - Graduado em Administração de Empresas; - Pós Graduado em Logística e Administração da Produção; - 35 anos de experiência nas áreas de Logística, Materiais, Compras e Negociação em empresas dos ramos Têxtil, Metalúrgico, Eletrodoméstico, Alimentício, Papel e Celulose, Pneumáticos e Serviços; - Consultor na área da Logística - SCM - Ministra treinamentos de Gestão de Materiais/Compras/Suprimentos/Negociação com Fornecedores, Estoques, PPCP, Transporte e Distribuição.

José Carlos Cardoso Souza

Advogado. Bacharel em Ciências Contábeis. Mestre em Direito Tributário. Mestre em Educação. Especialização em Direito Empresarial. Especialização em Direito Tributário pela Fazesp-Escola Fazendária do Estado de São Paulo. Especialização em Direito Tributário pelo IBET. Especialização em Compliance pelo Insper. Especialização em Direito Penal Empresarial pelo Insper. Especialização em Legislação Tributária pelo TADAT-Tax Administration Diagnostic Assesment. Master Practioner em Programação Neurolinguística. Instrutor da Escola Fazendária do Estado de São Paulo. Professor de Direito Tributário na Unimar-Universidade de Marília. Ex Agente Fiscal de Rendas do Estado de São Paulo. Ex Juiz do Tribunal de Impostos e Taxas do Estado de São Paulo.Doutorando em Direito Tributário pela PUC.

Leni de Ataíde

Advogada especializada na Área ambiental e Tributária.

Lucas Colombera Vaiano Piveto

Bacharel em Direito pela Fundação de Ensino Eurípides Soares da Rocha – UNIVEM. Pós-Graduado em Direito Digital e Compliance pelo Complexo Educacional Damásio de Jesus. Cursou extensão universitária em Direito Tributário pelo Instituto Brasileiro de Direito Tributário (IBDT). Mestrando em Teoria do Direito e do Estado no Programa de Estudos Pós-Graduados em Direito do Centro Universitário Eurípides de Marília – UNIVEM. Professor Universitário no Centro Universitário Eurípides de Marília. Presidente da Comissão de Inovação e Startups da OAB/Marília.

Márcio Antunes Sales de Caxias

• Economista-Universidade São Judas Tadeu; MBA FINANÇAS-FGV; Especialização em Direito Tributário/Empresarial e Análise de Investimentos. Professor de Matemática Financeira Aplicada, Administração Financeira e Informática. Prof.da Pós-Graduação em Gerência de Negócios na Faculdade de Inf. e Adm. Paulista, Prof.Engenharia Econômica; Prof.Sindicato dos Contabilistas-SP; Prof.SESCON-Universidade Corporativa/SP; Prof.F.C.A(Financial Credity Analyst)/SP; Prof. BKR Business School/Rio; Prof.Ibecc; Prof. RH Cursos-DF; Prof. IOB/Sage; Autor do Livro “Matemática Financeira c/ uso da Hp12c” Lançados pela IOB/Sage, Autor do curso a distância em “CD MS Excel Aplicado a Matemática Financeira” pela IOB/Thomson. Autor curso Virtual “Matemática Financeira Módulo I e II”; “Finanças Pessoais” e “Excel com Finanças” lançados pelo Banco Santander/Universia. Consultor Tributário/Empresarial e Financeiro. Diretor da Shering Consulting in Tributary & Finance.

Marco Antonio de Araujo Barbosa

Consultor e instrutor na área de remuneração desde 1991, tendo prestado serviços a mais de 100 organizações públicas, privadas, nacionais e multinacionais, de diversos segmentos e portes. É também professor convidado em cursos de pós-graduação.

Maria Inês Felippe

Psicóloga, Extensão em Adm. de RH com ênfase em Finanças, Mestre em Criatividade e Inovação (Espanha), especialização em Solução Criativa de Problemas e Conflitos (Japão); Foco no Cliente (USA) e diversos cursos no Brasil. Profissional de carreira em RH, assumindo diversas responsabilidades, chegando ao cargo de Diretoria de RH com nível de reporte a presidência em empresas familiares, em sucessão, multinacionais de médio e grande porte. Há 15 anos desenvolve Consultoria e treinamentos personalizados, alguns temas: Treinamentos gerenciais e de equipes. DNA do Líder e Genes nas equipes. Times que dão Certos. Relacionamento e Conflitos nas equipes. Criatividade e Inovação na criação de produtos, serviços e problemas. Neurociência aplicada as organizações Metodologia aplicada. Negociação Diferenciada. Avaliação de Potencial, Competências ( Assessment Center). Desenvolveu trabalhos nas empresas: TRE- SP- TRT-AL, TRE-AL, Tribunal da Justiça de Mato Grosso, CVRD, RDM, Boticário, BASF, RDM- Rio Doce Manganês, Sabesp, GM, HP, Henkel, Festo, SBT, Souza Cruz, ID Logistics, Arvin Meritor, Saint Gobain, Romi, American Airlines, Águia Branca, Trifil, Belgo Mineira, Aracruz Papel e Celulose, ISAPA, SAS, AES-Rio Grande do Sul, LIASA, Correios, SOLVI, CMA, Senado, Philips Morris, Catering-RA Restaurante do Aeroporto, Bristol Hotels, Expresso Mirassol, Coop- Cooperativa de consumo, Contax, Geoservice, Ajinomoto, Gama Italy, entre várias outras. Professora de Pós e MBA : FAAP-INPG, IBMEC, Faculdade de Fernando Pessoa em Portugal. Palestrante do IBC - Internacional Business Communications e vários congressos da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH – Nacional). Experiência internacional nos seguintes países: Angola (ONU). Autora dos livros: • Quatro C’s da Criatividade e da Inovação • Conflitos e Emoções- Busque o bem-estar! • Como Avaliar Potencial e competências • T&D e o papel do líder. É co -autora dos livros:  Competência para o sucesso.  Sua carreira - Evitando os erros que atrapalham.  Manual de Treinamento e Desenvolvimento de Pessoal.  Gigantes da Motivação- Capítulo: Criatividade como diferencial.  Gigantes da Liderança- Capítulo: Hábil para liderar, Revisora técnica.  65 Modelos de Currículos Revisora técnica.

Nilson Gastaldo Guerra

Advogado, graduado em Direito; pós-graduado em Direito Civil e Processual Civil; graduando em Administração de Empresas; especialista em Direito Tributário; consultor sênior na área tributária empresarial, redator matérias tributárias e professor universitário; supervisor da área de impostos, coordenador jurídico e advogado do Grupo IOB, Editora Líder e Pactum Consultoria Empresarial. Sócio da empresa Guerra Consultoria Empresarial. Ministra cursos (treinamentos) e palestras na área de impostos para empresas (in company), universidades, entidades sindicais e representativas de classes empresariais. Presta serviços de consultoria, realiza revisões fiscais e desenvolve planejamento tributário.

Dra. Rita de Cássia Samyn Teixeira

Especializada em projetos do eSocial, Tributarista Previdenciária, Coordenadora das áreas de Saúde e Segurança do Trabalhador, Advogada, Graduada em Direito do Trabalho, e Didática do Ensino Superior, Auditora, está na área de treinamentos e desenvolvimento de pessoal há mais de 25 anos. Professora nas Universidades Cândido Mendes/RJ e UNESA/RJ. Consultora do Grupo IOB Brasil. Desenvolveu trabalhos para o INSS. Professora junto a Escola Judicial do TRT/RS (TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO) na área de Direito Previdenciário. Desenvolve projetos do eSocial /EFD-REINF com treinamentos no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Curitiba, Rio de Janeiro, Bahia, Recife, Aracajú, Belém, Goiânia, São Paulo e outros estados. Atua como Consultora Tributarista Previdenciária/eSOCIAL no grupo TRAMONTINA BRASIL. É sócia diretora da Samyn Teixeira Consultoria Empresarial. Foi autor da Dinâmica do Mercado utilizada pelo SEBRAE-SP no programa Brasil Empreendedor e co-autor do primeiro material didático utilizado no projeto. Além de ministrar e participar de diversos treinamentos In Company e por consultorias parceiras em todo o Brasil.

Rodrigo Virgilio Martins

Consultor de Gestão pela PUC COGEAE e Matemático. Professor, palestrante e consultor de empresas há 26 anos, desenvolve trabalhos na área da Gestão Estratégica de Custos, Gestão Financeira da Empresa, Plano e Modelagem de Negócios e Modelos Orçamentário. Gestão Estratégica de Custos em Excel – Análise do MIX de Produtos e Clientes Acompanhamento Estratégico da Venda – Conhecendo mais a fundo meus Clientes (Melhora a qualidade da venda e integra o setor com o Planejamento Financeiro) Já ministrou treinamentos e palestras nas entidades: Ciesp, Sescoop, Siamfesp , Fiep , Fiesp , Sebrae, Abimaq, INP Foi autor da Dinâmica do Mercado utilizada pelo SEBRAE-SP no programa Brasil Empreendedor e co-autor do primeiro material didático utilizado no projeto. Além de ministrar e participar de diversos treinamentos In Company e por consultorias parceiras em todo o Brasil.

Rogério Andrade Henriques

Advogado, especialista em Direito do Trabalho e Previdenciário, instrutor de cursos empresariais na Área Trabalhista e Previdenciária. Atuou por 22 anos como Consultor Jurídico na área Trabalhista e Previdenciário na IOB Informações Objetivas, nos últimos anos exerceu o cargo de Coordenador Técnico da área de Educação Corporativa da SAGE/IOB. Co-autor das obras “eSocial – Aspectos Teóricos e Práticos” e “Registro de Ponto Eletrônico” ambos pela editora IOB/SAGE.

Sergio Carvalho

Palestrante; CEO; Autor de 2 Livros; Especialista em Avaliação e Compra e Venda de Empresas; Já participou de mais de 150 projetos e operações, em diversos setores (indústria, serviços, comércio, bancos, etc); Com clientes nos estados de SP, RJ, MG, SC, RS, BA, PB; Economista pela PUC-RJ e Mestrado em Economia pela UCAM-RJ.

Walter Mendes Guedes

Formado em Ciências Contábeis, com especialização na área Tributária. Possui grande vivência prática da área, tendo atuado em diversas empresas ocupando cargo de chefia, inclusive desenvolvendo trabalhos de consultoria. Ministra palestras e treinamentos na área fiscal com temas diversos, atualmente, dedica-se a “Workshop” sobre a implantação da Nota Fiscal eletrônica, a Escrituração Fiscal Digital e Escrituração Contábil (SPED) em todo o território nacional. Professor de Contabilidade e Impostos há mais de 20 anos.

Wilson Galdino

Contabilista, economista, consultor tributário.

Ítalo Coutinho, PMP ©, MSc., Eng.

Formado em Engenharia Industrial Mecânica pelo CEFET-MG (2002), Pós-graduado em Gestão de Projetos pelo IETEC (2003), Mestre em Administração de Empresas pela FUMEC (2009), University of California, Irvine Project Management Principles and Practices Specialization (2018), Doutorando em Administração de Empresas (FUMEC). Associado ao IBAPE-MG, diretor da AACE Brasil, professor e autor de artigos e livros sobre o tema Projetos Industriais, participou da norma de Claims do IBAPE, prática recomendada sobre uso de Drones do IBAPE-MG. Já foi diretor do IBAPE-MG, atualmente é diretor da AACE. Experiência como engenheiro de planejamento, gestor de projetos e consultor na empresa Saletto Engenharia (desde 2003), atuou em projetos de grande porte (somando mais de US$ 200 milhões de projetos implantados) em empresas como PROGEN, Outotec, Delp, JPNOR. Já ministrou treinamentos e palestras nas entidades: • FGV – Fundação Getúlio Vargas • PUCMinas – Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais • Univali – Universidade Vale do Itajaí • Softplan – Florianópolis/SC • IETEC – Instituto de Educação Tecnológica • UNA – Grupo Ânima • UNIBH – Grupo Ânima • FUMEC • PMI MG – Project Management Institute Capitulo Minas Gerais Brasil • PMI BA – Project Management Institute Capítulo Buenos Aires Argentina • AACE – Entidade de Engenharia de Custos (em SP e MG)