GESTÃO DE COMPRAS E NEGOCIAÇÃO COM FORNECEDORES “Um Enfoque Proativo e Estratégico.”
Motivação Em um cenário competitivo, saber o que, quanto, quando e como comprar é condição essencial, portanto, entender o desenvolvimento da atividade Compras, que passou de uma função independente a uma função integrada é de fundamental importância
É aceito que uma competência-chave do profissional de compras é a sua habilidade de negociação, portanto, Devemos aprender a negociar. Negociação não é um DOM NATURAL, é ARTE que se APRENDE, PRATICA e APERFEIÇOA.
Objetivo: Examinar os principais fatores que moldam o desenvolvimento da função “compras e da negociação, levando em consideração a mudança de uma abordagem ganha-perde entre fornecedor e comprador para uma baseada em benefício mútuo – ganha-ganha.
Conteúdo Programático:
MÓDULO I – GESTÃO DE COMPRAS
- Introdução
A Importância do Sub Sistema “Suprimentos” na Estratégia da Empresa
Função do Comprador
Perfil do Comprador 4.0 (Soft Skills e Hard Skills)
Desafios do Comprador 4.0
- Processo DE COMPRAS
Requisição de compras (identificando a demanda)
Pedido de Compras (Efeitos administrativos e legais)
- RFP / RFI / RFQ . o QUE SÃO, QUANdO E COMO UTILIZAR.
RFP (Request for Proposal) “Solicitação Técnico/
RFQ (Request For Quotation), Elaboração e Equalização”
RFI(Request for Information) utilizado na identificação de soluções
- GESTÃO DE FORNECEDORES
IQF’s. e KPI’s Indicadores de Avaliação e Desempenho
Matriz KRALJIC: conceito, aplicação e como montar uma matriz
Critérios de Classificação e ações a serem tomadas
Matriz de Riscos SRA – (Supplier Risk Assessment)
5) Estratégia Suprimentos – Abordagem ao Mercado.
Global Sourcing
RFI (Request for Information) utilizado para posicionamento estratégico
6) Soluções Tecnológicas
E-Procurement, (Leilões de Compras e Reverso)
Outsourcing: vantagens e desvantagens
7) Gestão de Compras
TCO (Custo total de obtenção)
Cost Avoidance ou custo evitado
Lote Econômico de Compra
Fluxo de Caixa x Capital de Giro e Condição de Pagamento Médio
O preço negociado e o efeito sobre a Margem de Lucro
KPI’s. Indicadores de Desempenho do setor de compras
Exercícios.
módulo II – NEGOCIAÇÃO COM FORNECEDORES
“Vencedores” não são somente competentes, mas obtêm o que desejam, por meio da negociação.
1)Negociação em Compras
Conceito de Negociação
Importância da Comunicação Verbal e Corporal nas negociações
As três fases da Negociação (Planejamento – Execução – Controle)
1)TIPOS E CARACTERÍSTICAS DA NEGOCIAÇÃO
Competitiva (Ganha-Perde)– Cooperativa (Ganha-Ganha)
3)ÉTICA EM COMPRAS
Conduta Ética
Facilitador: Jone Cutti
– Mestre em Administração de Empresas;
– Graduado em Administração de Empresas;
– Pós Graduado em Logística e Administração da Produção;
– 35 anos de experiência nas áreas de Logística, Materiais, Compras e Negociação em empresas dos ramos Têxtil, Metalúrgico, Eletrodoméstico, Alimentício, Papel e Celulose, Pneumáticos e Serviços;
– Consultor na área da Logística – SCM
– Ministra treinamentos de Gestão de Materiais/Compras/Suprimentos/Negociação com Fornecedores, Estoques, PPCP, Transporte e Distribuição.
Informações Gerais
Data: 05- 06/03/2024 Duração: 02 dias
Horário: 08h- 12h
Carga horária: 8 horas
Local: Plataforma IBECC-Transmissão ao vivo via web- com interação em tempo real com instrutor
Investimento: R$ 699,00 após dia 01/03/2024 R$ 799,00
Descontos: 02 inscrições 10% desconto ou a terceira inscrição cortesia
Pagamento:*Depósito bancário, *boleto bancário e todos cartões em até 03x via pagseguro sem juros
*Agende o pagamento para data do evento.
Incluso: apostila digital- certificado digital
A apostila digital e instruções do curso serão enviadas um dia antes do evento via e-mail.
Certificado: serão enviados por e-mail no dia seguinte ao evento com a participação mínima de 80%
Informações aos participantes:
O formato online é mais seguro à saúde dos alunos e também mais prático, não exigindo deslocamento nem gerando nenhum prejuízo em relação ao formato presencial.
Os alunos poderão interagir com perguntas e comentários durante todo o curso.
Para participação: computador, notebook , com internet e com caixas de som ou fones de ouvido.
Carga Horária
-
08 horas