Date/Time
Date(s) - 26/07/2021 - 29/07/2021
18:30 - 22:30
Location
Via WEB -On Line ao Vivo
Categories

Analyzing financial data
Após o treinamento você estará capacitado a:
- Entender e utilizar as principais ferramentas e metodologias para elaboração e acompanhamento do planejamento orçamentário.
- Analisar e revisar seus próprios processos de elaboração de orçamentos.
- Unir o plano orçamentário com o planejamento estratégico.
- Identificar, criticar e validar os itens necessários à elaboração do plano orçamentário.
Público Alvo
Controllers, Contadores, Gerentes e diretores Financeiros das Empresas. Outros profissionais das áreas de contabilidade e finanças ligados aos setores de orçamento, custos, contabilidade, finanças e controladoria.
Metodologia
- Apresentação dos conceitos fundamentais para desenvolver um plano orçamentário, as responsabilidades e os modelos mais adequados para a condução do seu processo de estruturação, elaboração e controle.
- Apresentação das integrações necessárias com o planejamento estratégico, contabilidade, custos e gestão das unidades de negócios.
- Discussão da estrutura administrativa responsável pelo plano orçamentário, bem como os sistemas de informações existentes e suas possibilidades de utilização integrada.
- Apresentação das melhores técnicas para elaborar todos os orçamentos, considerando-as no grau de detalhamento necessário para obter os melhores resultados previstos.
- Integração do Orçamento com Contabilidade e Gestão de Custos
- Métodos e Formas de Custeamento
- Custeamento por Absorção x Custeamento Variável x Custeamento ABC (Activity Based Costing)
- A utilização do modelo da margem de contribuição e fatores limitantes
- Custo Padrão e Análise das Variações
- Gestão e Formação de Preços de Venda; Formação de Preços pelo Custos e Formação de Preços pelo Mercado
- Análises de Custos
- Estruturação Geral de Uma Política de Redução de Custos
Diferenciais desse Treinamento:
- Apresentação de exemplos reais vivenciados pessoalmente pelo apresentador
Programa
PARTE I – ORÇAMENTO
1 – CONCEITOS E OBJETIVOS
- O que é orçamento.
- Orçamento e Contabilidade.
- Da Estratégia ao Orçamento.
- Responsabilidades pela condução do processo orçamentário.
2 – ABORDAGEM ORTODOXA (Tradicional )
- Cultura orçamentária.
- Modelos de condução do processo orçamentário.
- Estrutura do orçamento tradicional.
- Rolling Budget e Forecast.
- Sistemas de informação para elaboração e controle orçamentário.
3 – BEYOND BUDGETING
- O que está além do orçamento.
- Críticas do BBRT – Beyond Budgeting Round Table.
- O que é proposto em lugar do orçamento.
4 – ORÇAMENTO BASE ZERO
- O que realmente significa.
- O que é preciso para implantar o orçamento Base Zero.
- Como fica a cultura da empresa com o orçamento Base Zero.
- Exemplo.
5 – ORÇAMENTO MATRICIAL
- Como implantar um controle matricial.
- Vantagens e desvantagens.
- Definição das responsabilidades.
- Exemplo.
6 – ORÇAMENTO, ESTRATÉGIA E BALANCED SCORECARD
- O Balanced Scorecard combina com o orçamento?
- O Balanced Scorecard combina com as novas técnicas orçamentárias?
- Como ligar o Balanced Scorecard ao orçamento tradicional.
- Exemplo.
7 – ESTRUTURAÇÃO GERAL DE UM ORÇAMENTO
- Construção de Cenários.
- Premissas Gerais e Específicas.
- Comportamento dos custos e receitas.
8 – O ORÇAMENTO DE VENDAS E DE PRODUÇÃO
- Métodos de previsão de vendas.
- Fatores limitantes.
- Orçamento de Produção, Orçamento de Capacidade e Logística.
- Exemplos numéricos.
9 – DEMAIS ORÇAMENTOS
- Orçamento de Materiais e Estoques.
- Orçamento de Despesas Departamentais.
- Orçamento de Investimentos e Financiamentos.
- Exemplos numéricos.
10 – CONCLUSÃO DO PROCESSO ORÇAMENTÁRIO
- Orçamento de Caixa.
- A dificuldade: projeção das receitas financeiras.
- Conclusão: Projeção das Demonstrações Contábeis.
- A importância do modelo de condução do Controle Orçamentário.
- Utilização do ferramental de simulação.
- Exemplos numéricos.
PARTE II – CUSTOS
1 – CONCEITOS E ESTRUTURA DO SISTEMA DE CUSTOS
- Custos, Gastos, Despesas, e Desperdícios.
- Objetivos gerais de um sistema de custos: métodos, formas e acumulação.
- Custos para fins contábeis e fins gerenciais.
- Estrutura informacional básica: Estrutura do Produto e Processo de Fabricação.
- Exemplo.
2 – MÉTODOS DE CUSTEIO
- Custeio por Absorção e Custeio Direto.
- Custeio Variável e Custeio ABC.
- Custeio Integral e RKW.
- O modelo de margem de contribuição e suas aplicações gerenciais.
- Exemplos numéricos.
3 – CUSTOS PARA FINS CONTÁBEIS
- Fundamentos legais: custo integrado e coordenado.
- O sistema de custos e o ERP.
- Contabilização.
- Exemplos.
4 – SISTEMA DE INFORMAÇÃO
- Acumulação por Processo.
- Acumulação por Ordem.
5 – CUSTO PADRÃO
- O que é e para que serve: validade atual.
- Custo padrão e novas tecnologias de fabricação.
- Análise das variações: a real necessidade.
- Exemplos numéricos.
6 – GESTÃO DE PREÇOS DE VENDA
- Formação de preços de venda a partir do custo unitário.
- Formação estratégica de preços.
- Custo meta: o que é e como calcular.
- Utilização de simulação para formar preços de venda.
- Exemplos numéricos.
7 – ANÁLISES DE CUSTOS: PRINCIPAIS MODELOS
- Conceitos necessários.
- Comprar versus fabricar; Internação de atividades.
- Inflação da empresa: o que é, para que serve.
8 – POLÍTICA DE REDUÇÃO DE CUSTOS
- O que é e como conduzir.
- Modelos existentes e modelo proposto.
- Gestão dos recursos.
9 – COMO FAZER CHECK-LIST PARA IDENTIFICAR OS PONTOS FRACOS DO SISTEMA DE CUSTOS DA SUA EMPRESA
- Questionário de perguntas.
- Identificação dos pontos fracos.
- Elaboração de um plano de trabalho para implantação das melhorias no sistema de custo.
Palestrante:
Consultor de Gestão pela PUC COGEAE e Matemático.
Professor, palestrante e consultor de empresas há 26 anos, desenvolve trabalhos na área da Gestão Estratégica de Custos, Gestão Financeira da Empresa, Plano e Modelagem de Negócios e Modelos Orçamentários, tais como:
- Rolling Budget e Forecast
- BBRT – Beyond Budgeting Round Table
- OBZ – Orçamento Base Zero
Desenvolvedor de ferramentas em Excel:
- Fluxo de Caixa Projetado e Relatórios em Excel – Gestão Financeira da Empresa.
(Ferramenta implantada na maioria das consultorias)
- Gestão Estratégica de Custos em Excel – Análise do MIX de Produtos e Clientes
(Destaca-se a análise do ciclo industrial pelo método ABC – Activity Based Costing)
- Acompanhamento Estratégico da Venda – Conhecendo mais a fundo meus Clientes
(Melhora a qualidade da venda e integra o setor com o Planejamento Financeiro)
Já ministrou treinamentos e palestras nas entidades:
- Ciesp – Centro das Indústrias do Estado de São Paulo
- Sescoop – Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo
- Siamfesp – Sindicato das Indústrias de Materiais não Ferrosos de São Paulo
- Fiep – Federação das Indústrias do Paraná
- Fiesp – Federação das Indústrias do Estado de São Paulo
- Sebrae – Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas
- Abimaq – Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos
- INP – Instituto Nacional do Plástico
Foi autor da Dinâmica do Mercado utilizada pelo SEBRAE-SP no programa Brasil Empreendedor e co-autor do primeiro material didático utilizado no projeto.
Além de ministrar e participar de diversos treinamentos In Company e por consultorias parceiras em todo o Brasil.
Informações Gerais
Data: | 26 à 29/07/2021 | Duração: | 4 noites |
Horário: | 18h30 às 22h30 | Carga horária: | 16 horas |
Local: | Plataforma IBECC ao vivo online (com interação em tempo real com instrutor durante o evento). |
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Investimento: | R$ 899,00 até 18/07/2021 após R$ 989,00 | ||
Descontos: | 02 inscrições 15% desconto ou a 3ª inscrição cortesia | ||
Pagamento: | *Depósito bancário, *boleto bancário e todos cartões em até 03x via pagseguro sem juros
*Agende o pagamento para data do evento. |
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Material Incluso: |
A apostila digital e instruções do curso serão enviadas um dia antes do evento via e-mail. Certificado: serão enviados por e-mail no dia seguinte ao evento com a participação mínima de 80% |
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Informações aos participantes:
De acordo com as determinações do Ministério da Saúde e da OMS a respeito da contenção da pandemia do COVID-19, com a preocupação com a saúde dos participantes, sabendo das necessidades deles, os cursos do IBECC agendados serão realizados de forma online, ao vivo, pela internet.
O formato online é mais seguro à saúde dos alunos e também mais prático, não exigindo deslocamento nem gerando nenhum prejuízo em relação ao formato presencial.
Os alunos poderão interagir com perguntas e comentários durante todo o curso.
Para participação: computador, notebook com internet, câmera e com caixas de som ou fones de ouvido.