Gerenciamento de Resíduos Sólidos “Transmissão ao vivo via web”

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Date/Time
Date(s) - 18/06/2019 - 19/06/2019
8:30 - 12:30

Location
Hotel Tannenhof

Categories


passo a passo De acordo com Lei Federal nº 12.305/10 que implantou a PNRS (Política Nacional de Resíduos Sólidos) para o setor privado e público

CONSIDERAÇÕES O Gerenciamento de Resíduos Sólidos adequado é uma das ferramentas mais importantes dentro de uma empresa. Com a Lei Federal N° 12.305, conhecida como Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), regulamentada pelo Decreto Federal 7.404/2010, várias mudanças de natureza administrativa e legal foram impostas nas obrigações e responsabilidades legais, não só à cadeia de fabricantes, mas também de importadores, distribuidores, comerciantes, consumidores e as três esferas do poder público (atores).

Neste sentido, pela nova legislação, essas responsabilidades são hoje compartilhadas entre todos esses atores, de forma que o descumprimento dessas normas legais pode acarretar às empresas uma serie de penalidades ambientais de natureza administrativa, civil e penal.

Portanto, a Lei da Política Nacional de Resíduos Sólidos, deve ser vista pelas empresas com grande cautela e preocupação, já que as penalidades poderão impor o pagamento de multas que poderão ir de R$ 5.000,00 (Cinco mil reais) à R$ 50.000.000,00 (Cinquenta milhões de reais).

Importante destacar que a Lei n° 9.605/1998 (Lei de Crimes Ambientais) foi incorporada pela Lei 12.305/10 e assim existe a possibilidade também de responsabilização penal das pessoas jurídicas, quando a infração for cometida por decisão de seu representante legal ou contratual, ou de seu órgão colegiado, no interesse ou benefício da sua entidade.

Hoje as empresas devem atentar que as normas ambientais são cada vez mais restritivas e exigem constante vigilância por parte dos empreendedores em suas atividades e a melhor forma de evitar problemas, é trabalhar preventivamente, ou seja, conhecendo verdadeiramente quais são suas responsabilidades e obrigações legais, evitando assim prejuízos nas diversas esferas legais ambientais.

Participe deste treinamento e estejam aptos a fazer o correto Gerenciamento de seus Resíduos Sólidos, para atender a Lei 12.305/10 e evitar problemas de multas, interdições e penas estipuladas pela lei de crimes ambientais (Lei 9.605/98).

 

OBJETIVO Abordar de forma geral o Novo Marco Regulatório da Política Nacional de Resíduos Sólidos – (Lei nº 12.305/10), proporcionando conhecimento dos aspectos jurídicos e sociais aos participantes que atuam direta ou indiretamente nesta área.

 

PÚBLICO ALVO Consultores, advogados, gestores ambientais, profissionais das áreas de segurança, meio ambiente, medicina do trabalho e técnicos vinculados à área de manejo e controle de resíduos sólidos.

 

PROGRAMA 1. Avaliação da legislação ambiental relacionada ao Gerenciamento de Resíduos Sólidos a ser cumprido pelas empresas 2. Contextualização da Lei 12.305/10 que trata da nova PNRS (Política Nacional de Resíduos Sólidos) 3. Aspectos operacionais e legais no gerenciamento de resíduos para cumprimento da PNRS 4. Quais os aspectos legais a serem considerados para o adequado gerenciamento de resíduos 5. Hierarquia de objetivos e ações impostos na lei para a gestão e gerenciamento de resíduos dos setores privado e público 6. Qual a importância do ciclo de vida dos produtos no gerenciamento de resíduos? 7. Métodos práticos e operacionais para a correta gestão dos resíduos 8. Obrigações legais impostas pela lei e que devem ser cumpridas pelas empresas no seu gerenciamento de resíduos 9. Aspectos das políticas de manejo dos resíduos, como reciclagem, e reaproveitamento, reutilização dos resíduos. 10. Definição e Classificação legal dos resíduos sólidos (perigosos inertes e não inertes) 11. Formas de destinação e disposição dos resíduos sólidos, permitidas pela nova lei da PNRS. 12. Quais as obrigações legais do Poder Público, na gestão dos resíduos sólidos? 13. PGRS – Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos – Qual a sua importância? 14. Quais as normas legais a serem seguidas na elaboração de um PGRS o Como transformar um PGRS em um instrumento de Gestão Ambiental dentro da empresa 15. O que é um inventário de resíduos? Qual a necessidade? 16. O que é o sistema de Logística Reversa (pós-consumo) na política de resíduos sólidos, estabelecido pela lei da PNRS. Quem está obrigado a implantar? Qual a sua importância? 17. Termos de Compromisso e Acordos Setoriais para implantação da Logística Reversa, porque deve ser de imediato implantado pelas empresas? o Quais os segmentos que já aderiram ao sistema da LR? 18. Quais os vários tipos de penalidades estão sujeitas as empresas que não atenderem as normas da nova PNRS? o Como evitar penalidades administrativas, civis e penais dentro do que estabelece a legislação ambiental? 19. Relação de custo e investimento do correto gerenciamento de resíduos 20. Como criar um sistema continuado para as empresas realizarem seu adequado gerenciamento de resíduos 21. Elaboração de PGRS – Estudo de Caso

 

INSTRUTOR (A) Advogada Leni de Ataíde especializada na Área Ambiental e Tributária; Pósgraduada em Gestão e Prática Ambiental; Atuou por mais de 30 anos na CETESB – Companhia Ambiental do Estado de São Paulo, dos quais 11 anos somente no Departamento Jurídico nas áreas do contencioso, defendendo a CETESB nas ações Judiciais e na área administrativa prestando consultoria de natureza ambiental às agências técnicas; Experiência internacional ocorrida por meio de estágio em Empresas fora do País e que atuam na área de meio ambiente; Atualmente, ministra palestras, cursos e treinamentos relacionados à área de Meio Ambiente em todo o Brasil, além de prestar serviços de consultoria e assessoria jurídica ambiental a várias empresas nacionais e estrangeiras.

Informações Gerais

Data: 18 e 19/08/2020 Duração: 2 dia(s)
Horário: 08h30 às 12h30 Carga horária: 8 horas
Local: “Transmissão ao vivo via web”
Investimento: Investimento: R$ 599,00  até  15/08/2020 após R$ 999,00

Duas inscrições 15% ou a terceira inscrição cortesia.

 

Pagamento: Depósito bancário
No boleto bancário em até  2X vezes para pessoa jurídica
Em todos os cartões em até 12X via pag seguro
Material Incluso: Incluso do Curso:

  • apostila digital
  • certificado digital

 

A apostila digital e instruções do curso serão enviadas um dia antes do evento via e-mail.

Certificado: serão enviados por e-mail no dia seguinte ao evento com a participação mínima de 80%

 

“Faça este curso in company em sua empresa On line ao vivo ”

Informações aos participantes:

De acordo com as determinações do Ministério da Saúde e da OMS a respeito da contenção da pandemia do COVID-19, com a preocupação com a saúde dos participantes, sabendo das necessidades deles, os cursos do IBECC agendados  serão realizados de forma on line, ao vivo, pela internet.

O formato on line é mais seguro à saúde dos alunos e também mais prático, não exigindo deslocamento nem gerando nenhum prejuízo em relação ao formato presencial.

Os alunos poderão interagir com perguntas e comentários durante todo o curso.

Para participação: computador (computador, notebook ou celular), com internet e com caixas de som ou fones de ouvido.