TELETRABALHO E HOME OFFICE – ASPACTOS TRABALHISTAS E A GESTÃO DE RISCOS
OBJETIVOS
Analisar os modelos de trabalho home office durante e após a pandemia do COVID-19. Entender os possíveis riscos e encontrar soluções para as empresas. Como organizar o trabalho em home office com foco nas questões legais, buscando a redução de riscos de passivos trabalhistas para as empresas e preservando a saúde e o bem estar dos colaboradores.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
– Conceitos: Teletrabalho, Home office, trabalho em domicílio e trabalho externo. Quais as diferenças?
– Obrigações contratuais: É necessário a alteração do contrato de trabalho? Como proceder com o fim da vigência da MP 927/2020.
– Gastos com a infraestrutura e equipamentos. Qual a melhor medida? Reembolso, ajuda de custo, fornecimento direto dos equipamentos.
– Empregados que já possuem toda a infraestrutura necessária devem ser “ressarcidos” de algum valor por estarem trabalhando em casa?
– Como ficam os benefícios: Vale Transporte, Cesta básica, Vale Refeição, Plano de saúde etc.
– Jornada de Trabalho: Afinal os trabalhadores em home office estão sujeitos ao controle de ponto?
– Segurança e saúde no Trabalho: Riscos ergonômicos e psicossociais. Doenças ocupacionais e a responsabilidade da empresa e o trabalhador em preveni-las
– Estagiário e aprendizes podem ser colocados em Home office?
– Empregados contaminados pelo COVID-19 podem continuar trabalhando em Home Office? Como tratar as questões de isolamento x incapacidade para o trabalho.
– Negociações coletivas: Qual é o limite para os documentos coletivos de trabalho tratarem do Home Office
– Informações e dados da empresa: Como tratar das questões relacionadas à proteção de dados no ambiente fora da empresa.
– Ferramentas de comunicação: Quais os riscos e cuidados com a utilização de aplicativos de mensagens ou e-mails.
– Normas de proteção de emprego e salário durante a pandemia podem ser adotadas concomitantemente com o teletrabalho: Suspensão e redução de jornada e salário, Férias, Alterações de funções etc.
– Acidentes domésticos ou acidente do trabalho: Quais os limites para diferenciá-los.
– Nota técnica do Ministério Público do Trabalho a respeito do Teletrabalho: Principais pontos de atenção.
– Comentários aos projetos de lei que tratam sobre o teletrabalho.
– Condições contratuais: É possível prever regras contratuais como etiqueta digital, utilização de uniformes, liberação da imagem e da voz dos empregados entre outros.
Instrutor
Rogério Andrade Henriques
Advogado, especialista em Direito do Trabalho e Previdenciário, instrutor de cursos empresariais na Área Trabalhista e Previdenciária. Atuou por 22 anos como Consultor Jurídico na área Trabalhista e Previdenciário na IOB Informações Objetivas, nos últimos anos exerceu o cargo de Coordenador Técnico da área de Educação Corporativa da SAGE/IOB. Co-autor das obras “eSocial – Aspectos Teóricos e Práticos” e “Registro de Ponto Eletrônico” ambos pela editora IOB/SAGE.
Informações Gerais
Data: | 12/03/2021 | Duração: | 01 dia |
Horário: | 08h às 12h | Carga horária: | 4 horas |
Local: | Plataforma IBECC ao vivo online (com interação em tempo real com instrutor durante o evento). |
Telefone: | 41-35019182 |
Investimento: | R$ 359,00 | ||
Descontos: | 02 inscrições 15% desconto ou a 3ª inscrição cortesia | ||
Pagamento: | Depósito bancário, boleto bancário e todos cartões em até 03x via pagseguro sem juros | ||
Material Incluso: |
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Informações aos participantes
De acordo com as determinações do Ministério da Saúde e da OMS a respeito da contenção da pandemia do COVID-19, com a preocupação com a saúde dos participantes, sabendo das necessidades deles, os cursos do IBECC agendados serão realizados de forma online, ao vivo, pela internet.
O formato online é mais seguro à saúde dos alunos e também mais prático, não exigindo deslocamento nem gerando nenhum prejuízo em relação ao formato presencial.
Os alunos poderão interagir com perguntas e comentários durante todo o curso.
Para participação: computador, notebook com internet, câmera e com caixas de som ou fones de ouvido.