Pular para o conteúdo

COMO ELABORAR E APLICAR PROGRAMAS DE INTEGRAÇÃO (ON BOARDING) EFICAZES

 

1. OBJETIVOS

• Apresentar conceitos, técnicas e ferramentas aplicáveis ao processo de INTEGRAÇÃO de NOVOS COLABORADORES nas empresas de forma eficaz e que possa contribuir para ambientação e socialização do novo colaborador no menor prazo possível.

• Instrumentalizar os participantes para planejarem, implantarem e avaliarem os resultados dos processos de INTEGRAÇÃO em suas empresas.

• Oferecer modelos de documentos e de indicadores que sirvam para registro, acompanhamento e controle das ações realizadas no processo de INTEGRAÇÃO.

2. PÚBLICO-ALVO
• Profissionais em geral comprometidos com os processos de contratação e integração dos novos colaboradores das empresas e que desejam tornar o processo de INTEGRAÇÃO mais produtivo e eficaz.

• Profissionais que pretendem adquirir ou aperfeiçoar uma metodologia de implantação e AVALIAÇÃO DA EFICÁCIA DA INTEGRAÇÃO de novos colaboradores nas empresas.

• Todos aqueles que atuam ou que pretendem atuar como gestores ou assessores e consultores em Recursos Humanos interessados em melhorar suas habilidades atuais.

• Profissionais em geral comprometidos com os processos de INTEGRAÇÃO nas Empresas e que desejam tornar seus processos mais eficazes.

• Todos aqueles que ocupem ou que virão a ocupar cargos de Gestor de Recursos Humanos interessados em fortalecer seus conhecimentos visando o exercício eficaz de suas funções gerenciais.

• Demais profissionais e estudantes interessados em desenvolver seus conhecimentos profissionais.

3. PROGRAMA

3.1. O que é integração de um novo colaborador.
3.2. Quem pode ser considerado como novo colaborador.
3.3. O significado da integração sob a ótica da socialização.
3.4. Os benefícios da integração.
3.5. O contrato psicológico da contratação e a integração: A hora da verdade.
3.6. O momento certo de realizar a integração do novo colaborador.
3.7. Os preparativos, a infraestrutura e os recursos para uma integração eficaz.
3.8. Os atores da integração e seus papéis: O pessoal do RH, diretores, gestores e técnicos especialistas.
3.9. O que abordar e o que não abordar no processo de integração do novo colaborador.
3.10. Política e Normativa para integração de novos funcionários: por onde começar e onde terminar.
3.11. A integração vista como treinamento: Como avaliar o primeiro aprendizado do novo colaborador.
3.12. Exercício prático: Elaboração de SEU roteiro de integração de novos colaboradores considerando a realidade e as características de sua Organização com base na abordagem apresentada.

 

Mestre em Administração de Empresas (Metodista, 1985, Pequenas e Médias Empresas), Pós-Graduado em Análise de Sistemas (FAAP, 1978), Sistemas de Informações (Mauá, 1979), em Administração Financeira (Fecap, 1981) e Bacharel em Administração (USP, 1974), com experiência profissional de 44 anos, tendo ocupado cargos técnicos e executivos nas áreas de Organização, Sistemas e Tecnologia da Informação em diversas empresas. Sólida trajetória profissional construída ao longo de 44 anos de atividades exercidas em diferentes tipos de Organizações, dentre elas: Algodoeira Paulista (1968/69), Companhia Siderúrgica Nacional (1970), First National City Bank (1971), ITT Data Service / Control Data do Brasil (1972/974 e 1975/76), Editora Abril S/A (1976/77), Companhia Telefônica da Borda do Campo (1977/86), Frigorífico Kaiowa (1986/87) e SL Consultoria e Treinamento (Desde 1988 até a data), tendo ocupado por vários anos, cargos executivos em empresas de médio e grande porte. Há 26 anos atuo como Consultor Empresarial nos mais diferentes tipos e portes de Organizações participando de projetos nas áreas de Tecnologia da Informação, Recursos Humanos, Organização, Sistemas e Métodos, Organização e Planejamento Empresarial, Mapeamento de Processos, Sustentabilidade, Qualidade (Total e ISO 9000) e Produtividade.  Atuo na área educacional há mais de 32 anos, tendo acumulado experiência como Docente e Coordenador em cursos superiores de graduação e docente em cursos de pós-graduação em Instituições de Ensino Superior de São Paulo, Bahia e Espírito Santo e Instrutor em Cursos de Capacitação e Desenvolvimento Profissional, tendo lecionado e/ou lecionando em Universidades Corporativas e Entidades de Ensino Livre em diversos Estados do País. Atuo, também, como Palestrante e possuo artigos publicados sobre gestão de mudanças, de empresas e  de pessoas, em jornais, revistas e sites da Internet. No exercício do voluntariado fui examinador do Prêmio Nacional da Qualidade (1996), do Prêmio Gestão Banas (2008 a 2011) e do Prêmio PBQP-H (2010) e em 2012 ministrei gratuitamente palestras para empresários em Entidades de Classe. Sou membro do GEES – Grupo de Excelência de Ética e Sustentabilidade, do CRA/SP e da AAPSA – Associação Paulista de Gestores de Pessoas.

Informações Gerais
Data: 26 e 27/08/06 /2024 Duração: 02 dias
Horário: 13h30- 17h30 Carga horária: 08 horas
Local: Plataforma IBECC ao vivo online
(com interação em tempo real com instrutor durante o evento).
Investimento: R$ 699,00 após dia 15/08/2024 R$ 789,00
Observações: * Agende o pagamento de sua inscrição para data de realização do evento com descontos oferecidos.
Desconto: 15% desconto para  02 inscrições  ou a 03ª inscrição será cortesia.
Formas de pagamento Boleto bancário, deposito bancário ou em até 03 parcelas sem juros via Pagseguro
Material Incluso: apostila digital- certificado digital
A apostila digital e instruções do curso serão enviadas um dia antes do evento via e-mail. Certificado: serão enviados por e-mail no dia seguinte ao evento com a participação mínima de 80%

    REALIZE AQUI SUA INSCRIÇÃO

    FORMA DE PAGAMENTO: COMO CONHECEU O IBECC?

     

    Data

    26 - 27 ago 2024

    Tempo

    13:30 - 17:30

    Localização

    ONLINE E AO VIVO
    QR Code