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Gestão de Custos & Formação de Preços

Objetivo:

Apresentar ao participante a possibilidade da gestão estratégica dos custos da empresa, através de uma análise onde os elementos do custo se tornam mais conscientes. Detalhar a utilização de ferramentas que auxiliam no estudo das atividades operacionais do negócio.

Mostrar a importância da apuração do resultado obtido pela empresa, através dos controles de monitoramento de custos e despesas, da avaliação das margens de contribuição obtidas por produtos, serviços e clientes, possibilitando assim o planejamento das ações para o aumento da lucratividade e rentabilidade do negócio.

 

A que se destina: 

Profissionais que atuam em controladoria, finanças, planejamento estratégico, além de gestores de todas as áreas, atuando em empresa de qualquer setor, que procurem novos conceitos e metodologias para melhorar o planejamento econômico-financeiro do negócio.

 

Programa:

I – CONCEITOS E FUNDAMENTOS

A importância de estudar a Cadeia de Valor

Observando o posicionamento Estratégico

Direcionadores de Custo

 

II – CLASSIFICAÇÃO E COMPORTAMENTO DOS CUSTOS

Gastos – Tipo: Custos e Despesas

Gastos Variáveis e Gastos Fixos

Gastos Diretos e Indiretos

Definição do Custo Padrão

 

 

III – A ESTRUTURA DO PREÇO DE VENDA

Os Custos e as Despesas Variáveis

Os Custos e as Despesas Fixas

MLN – Margem de Lucro Negocial

 

IV – APURAÇÃO DO CUSTO DOS RECURSOS

Cálculo do Custo da Matéria Prima

Cálculo do Custo do Processo Industrial

 

V – MÉTODOS DE CUSTEIO

Custeio por Absorção

Custeio pelo Método Variável

Custeio Baseado em Atividades (ABC – Activity Based Costing)

 

VI – FORMAÇÃO DO PREÇO DE VENDA

Cálculo do Custo dos Processos Industriais (Custeio por tempo)

Despesas Variáveis de Comercialização

Média Semestral Móvel das Despesas Fixas

Cálculo do Preço de Venda (Mark-up)

 

VII – ANÁLISE DE PERFORMANCE DAS VENDAS

A Margem Bruta (Margem de Contribuição)

A Margem Bruta Ponderada

A Margem Bruta e o MIX

 

VIII – AVALIAÇÃO DO RESULTADO

Construindo DRE dos Sistemas de Custeio

Demonstração do Resultado – Absorção

Demonstração do Resultado – Variável

Lucratividade / Rentabilidade

TMA – Taxa Mínima de Atratividade

Payback Mensal / Anual

Cálculo do Ponto de Equilíbrio – Contábil & Econômico.

 

IX – OTIMIZAÇÃO DOS RESULTADOS

Política de Preços

Política Comercial

Teoria das Restrições – (TOC – Theory of Constraints)

 

Método de Aplicação (Treinamentos online): 

Os conceitos são expostos de forma dinâmica, sendo constantemente estimulada a participação do aluno nas discussões dos tópicos, grupos de estudo são direcionados às salas virtuais do aplicativo de conferência virtual a fim de realizarem juntos exercícios, o professor interage com os diversos grupos orientando o exercício e faz posteriormente o fechamento da dinâmica reunindo os grupos na “sala” principal da conferência virtual.

Para este treinamento planilhas eletrônicas (Microsoft Excel) são encaminhadas aos participantes, sempre que o professor utiliza como exemplo do tópico apresentado e quando o exercício proposto deve ser desenvolvido em planilha eletrônica.

Recursos Necessários (Treinamentos online): 

Este evento será conduzido via plataforma Zoom, para acompanhar esse treinamento, são necessários com um computador ou smartphone com acesso à internet e com webcam interna ou externa. Para uma boa qualidade no acompanhamento das aulas é necessário que a velocidade de download da conexão seja de 1.2 Mbps ou superior.

Dicas Importantes (Treinamentos online): 

  • Assista o treinamento em locais apropriados livres de ruídos ou barulhos, caso os barulhos sejam inevitáveis no momento, mantenha seu áudio fechado e faça suas perguntas e questionamentos via chat.
  • Mantenha sua câmera ligada a maior parte do tempo.
  • Mantenha contigo um bloco de anotações, caneta ou lápis e uma calculadora, caso o treinamento envolva cálculos.

 

Rodrigo Virgilio Martins

Consultor de Gestão pela PUC COGEAE e Matemático.
Professor, palestrante e consultor de empresas há 29 anos, desenvolve trabalhos na área da Gestão Estratégica de Custos, Gestão Financeira da Empresa, Plano e  Modelagem de Negócios e Elaboração Orçamentária, tais como: Rolling Budget e Forecast, BBRT – Beyond Budgeting Round Table e OBZ – Orçamento Base Zero.
Foi autor da Dinâmica do Mercado utilizada pelo SEBRAE-SP no programa Brasil Empreendedor e co-autor do primeiro material didático utilizado no projeto.

Informações Gerais

Datas: 03- 04- 05/11/2025  Duração: 03 noites
Horário: 18h30 – 22h30 Carga horária: 12 horas
Local: Plataforma EAD  ao Vivo – IBECC
Será enviado as orientações para participação na confirmação da inscrição.
Investimento: R$ 1099,00

Descontos disponíveis:

  • 15% de desconto para 2 inscrições

  • Grupos com 3 participantes: a 3ª inscrição é gratuita

Formas de pagamento:

  • Depósito bancário

  • Boleto bancário

  • Cartões de crédito (em até 3 vezes sem juros via PagSeguro)

  • Pagamento pode ser agendado para a data do evento

  • Pagamento faturado com emissão de nota fiscal

Material incluso:

  • Apostila digital

  • Certificado digital

  • Suporte para dúvidas com o instrutor por 20 dias após o curso

A apostila e as instruções de acesso serão enviadas por e-mail um dia antes do evento.
Os certificados serão enviados por e-mail no dia seguinte, desde que haja participação mínima de 80%.

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    Data

    03 - 05 nov 2025
    Expired!

    Tempo

    18:30 - 22:30

    Localização

    ONLINE E AO VIVO
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