COMO PLANEJAR, ORGANIZAR, IMPLANTAR E GERENCIAR A ÁREA DE RECURSOS HUMANOS NAS ORGANIZAÇÕES: TRANSFORMANDO DP EM DRH.

 

    1. OBJETIVOS
    • Apresentar conceitos, modelos e instrumentos para uma adequada organização e implantação da área de Recursos Humanos, focada em resultados e engajada nas soluções dos problemas que afetam as pessoas e o ambiente de trabalho e integrada com a Visão, Missão e Valores da Organização.

     

    • Oferecer contribuições para o desenvolvimento da visão sistêmica dos participantes quanto às integrações e implantação dos instrumentos de gestão de pessoas para a efetiva transformação do Departamento Pessoal em um Departamento de Recursos Humanos.

     

    • Orientar os participantes na formulação, implementação e acompanhamento de programas de gestão e capacitação de pessoas, incluindo o uso das ferramentas: Coaching, Mentoring e Counselling no apoio a retenção de talentos na sua empresa.

     

    1. PÚBLICO-ALVO

     

    • Empresários, executivos e profissionais em geral comprometidos com os Recursos Humanos das empresas.

     

    • Profissionais da área de Recursos Humanos que pretendem adquirir ou aperfeiçoar uma metodologia de organização e implantação da área de Recursos Humanos nas empresas.

     

    • Todos aqueles que atuam ou que pretendem atuar como gestores ou consultores em Recursos Humanos.

     

    1. PROGRAMA

     

    Módulo I – Definição de objetivos e elaboração do diagnóstico atual

     

    • Definindo objetivos estratégicos para as atividades de gestão de pessoas na Organização.
    • O planejamento estratégico da Organização como norteador das ações da Área de Recursos Humanos.
    • Diagnóstico inicial: Como estamos hoje?
    • Conhecendo melhor o público interno com o auxílio da Pesquisa de Clima Organizacional
    • Relatório e Plano de Ação com base no diagnóstico e nos objetivos estratégicos definidos
    • Uma grande preocupação: Como estão as relações trabalhistas e as sindicais?
    • Conhecendo nossas fronteiras: A Constituição Federal, a CLT, a Convenção Coletiva e outros aplicáveis na Organização.
    • Reclamações trabalhistas existentes e suas causas
    • Situação dos principais indicadores de recursos humanos: causas, tendências e gravidade.

     

    Módulo II – Planejamento e Organização da Mudança de DP a DRH

     

    • Como a Área de Recursos Humanos pode e deve contribuir para vencer os novos desafios no ambiente de trabalho: Gestão da Inovação e Mudanças, Gestão do Conhecimento, Assédios Moral e Sexual e o Conflito de Gerações (X, Y, Z, W etc.)
    • Definição de prioridades e elaboração do Plano de Ação para a mudança
    • Qual a melhor denominação para a área?
    • Hierarquia e atribuições organizacionais
    • Cargos e atribuições funcionais: dimensionamento e remuneração
    • Planejando os recursos necessários: pessoas, espaço, equipamentos, sistemas etc.

     

    Módulo III – Desenvolvimento dos primeiros produtos do novo DRH

     

    • Elaborando as Políticas de Gestão de Pessoas para a Organização.
    • Definições, Padronizações e formalizações de processos-chaves.

     

    Módulo IV – A efetiva operacionalização e consolidação da área

     

    • Introdução dos demais instrumentos coletivos de gestão de pessoas: Plano de Cargos e Salários, Plano de Carreira, Remuneração Estratégica, Avaliação de Desempenho, PLR, Banco de Horas, Plano de Capacitação e Desenvolvimento Profissional, Plano de Sucessão, Plano de Incentivo a Inovações e Mudanças.
    • Introdução de instrumentos individuais de orientação e aperfeiçoamento de pessoas: Coaching, Mentoring e Counselling.

     

    Módulo V – Avaliando a eficácia da transformação com o uso de Indicadores de gestão de RH

     

    • Utilização dos indicadores de gestão de pessoas como forma de medir e avaliar a eficácia dos processos operacionais e programas estratégicos da Área de RH.
    • Avaliando resultados e ajustando o rumo face aos objetivos definidos.
    • Fatores Críticos de Sucesso.

 

Instrutor: Sérgio Lopes

Mestre em Administração de Empresas (Metodista, 1985, Pequenas e Médias Empresas), Pós-Graduado em Análise de Sistemas (FAAP, 1978), Sistemas de Informações (Mauá, 1979), em Administração Financeira (Fecap, 1981) e Bacharel em Administração (USP, 1974), com experiência profissional de 44 anos, tendo ocupado cargos técnicos e executivos nas áreas de Organização, Sistemas e Tecnologia da Informação em diversas empresas. Sólida trajetória profissional construída ao longo de 44 anos de atividades exercidas em diferentes tipos de Organizações, dentre elas: Algodoeira Paulista (1968/69), Companhia Siderúrgica Nacional (1970), First National City Bank (1971), ITT Data Service / Control Data do Brasil (1972/974 e 1975/76), Editora Abril S/A (1976/77), Companhia Telefônica da Borda do Campo (1977/86), Frigorífico Kaiowa (1986/87) e SL Consultoria e Treinamento (Desde 1988 até a data), tendo ocupado por vários anos, cargos executivos em empresas de médio e grande porte. Há 26 anos atuo como Consultor Empresarial nos mais diferentes tipos e portes de Organizações participando de projetos nas áreas de Tecnologia da Informação, Recursos Humanos, Organização, Sistemas e Métodos, Organização e Planejamento Empresarial, Mapeamento de Processos, Sustentabilidade, Qualidade (Total e ISO 9000) e Produtividade.  Atuo na área educacional há mais de 32 anos, tendo acumulado experiência como Docente e Coordenador em cursos superiores de graduação e docente em cursos de pós-graduação em Instituições de Ensino Superior de São Paulo, Bahia e Espírito Santo e Instrutor em Cursos de Capacitação e Desenvolvimento Profissional, tendo lecionado e/ou lecionando em Universidades Corporativas e Entidades de Ensino Livre em diversos Estados do País. Atuo, também, como Palestrante e possuo artigos publicados sobre gestão de mudanças, de empresas e  de pessoas, em jornais, revistas e sites da Internet. No exercício do voluntariado fui examinador do Prêmio Nacional da Qualidade (1996), do Prêmio Gestão Banas (2008 a 2011) e do Prêmio PBQP-H (2010) e em 2012 ministrei gratuitamente palestras para empresários em Entidades de Classe. Sou membro do GEES – Grupo de Excelência de Ética e Sustentabilidade, do CRA/SP e da AAPSA – Associação Paulista de Gestores de Pessoas.

Informações Gerais

Data: 19-20/09/2022 Duração: 2 dias
Horário: 08h -12h e 13h- 17h Carga horária: 16horas
Local: Plataforma IBECC ao vivo online
(com interação em tempo real com instrutor durante o evento).
Investimento: R$ 1099,00 após 15/09/2022 R$ 1199,00

Desconto: 15% desconto para  02 inscrições  ou a 03ª inscrição será cortesia.

Formas de pagamento Boleto bancário, deposito bancário ou em até 03 parcelas sem juros via Pagseguro
Material Incluso:
  •  apostila digital
  • certificado digital

A apostila digital e instruções do curso serão enviadas um dia antes do evento via e-mail. Certificado: serão enviados por e-mail no dia seguinte ao evento com a participação mínima de 80%

Observações: * Agende o pagamento de sua inscrição para data de realização do evento com descontos oferecidos.

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    FORMA DE PAGAMENTO:

     

    Data

    19 - 20 set 2022

    Tempo

    8:00 am - 5:00 pm

    Localização

    ONLINE E AO VIVO
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