COMPLIANCE EM RECURSOS HUMANOS

  1. OBJETIVOS:

     

    • Difundir os conceitos, características e benefícios do Compliance em Recursos Humanos nas Organizações.
    • Instrumentalizar os participantes para adotarem nas Áreas de RH de suas Organizações medidas de controles internos que auxiliem na identificação e correção de falhas, erros, equívocos e similares que se constituam em riscos trabalhistas para estas.
    • Fornecer aos participantes conhecimentos básicos das práticas fundamentais de Compliance e orienta-los em sua aplicação nas Áreas de RH de suas Organizações.
    • Contribuir para a redução dos riscos trabalhistas com o quadro de pessoal e demais profissionais não vinculados que atuam nas Organizações

     

    PÚBLICO-ALVO:

     

    • Empresários, executivos e profissionais em geral comprometidos com a Gestão de RH na Organização.
    • Profissionais que pretendem adquirir ou aperfeiçoar uma metodologia de implantação e operacionalização do Compliance Trabalhista nas empresas.
    • Todos aqueles que atuam ou que pretendem atuar como gestores ou assessores e consultores em Recursos Humanos interessados em melhorar suas habilidades atuais.
    • Todos aqueles que ocupem ou que virão a ocupar cargos de Gestor de Recursos Humanos interessados em fortalecer seus conhecimentos visando o exercício eficaz de suas funções gerenciais.
    • Demais profissionais e estudantes interessados em desenvolver seus conhecimentos profissionais.

     

    CONTÉUDO PROGRAMÁTICO:

     

    I – CONCEITOS E CARACTERÍSTICAS GERAIS

     

    1. O que é compliance em recursos humanos (rh).
    2. Visão sistêmica da gestão de rh:

    2.1. Políticas de rh: o que são, como e por que formaliza-las

    2.2. Processos básicos de rh.

    2.3. Processos estratégicos de rh.

    1. O mapa da integração dos processos em rh.
    2. Instrumentos de integração e formalização de processos: procedimentos normativos, formulários padrões.

     

    II – LEGISLAÇÃO APLICADA À GESTÃO DO RH NAS ORGANIZAÇÕES: OS LIMITES DE ATUAÇÃO DO RH: A MOLDURA DA TELA

     

    1. Os fundamentos da constituição.
    2. A clt.
    3. Convenções coletivas de trabalho.
    4. Acordos coletivos de trabalho.
    5. Leis federais que impactam na gestão de rh das organizaçoes.

     

    III – AÇÕES DO RH PARA PROTEÇÃO DA ORGANIZAÇÃO QUANTO A ERROS/FALHAS NA GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS:

     

    1. A estrutura organizacional.
    2. O regulamento interno.
    3. O código de ética ou de conduta.
    4. A comunicação com o quadro de pessoal.
    5. Modelos de canais de denúncia.
    6. A importância dos protocolos.
    7. O treinamento dos gestores.
    8. O plano de cargo e salários.

     

    IV – ENTENDENDO O QUE REVELAM:

     

    1. Os indicadores de gestão de rh.
    2. A análise das demandas trabalhistas.
    3. As entrevistas de saídas.
    4. Os acidentes do trabalho.
    5. Os atestados médicos.
    6. Outras revelações da cultura e do ambiente organizacional

     

    V – COMO PREPARAR A ÁREA DE RH PARA AUDITORIA DE COMPLIANCE.

     

    1. Investigações periódicas: amostragens seletivas
    2. Comprovantes e evidências: registros de atos e fatos.
    3. Organização dos arquivos: virtual e real.

     

    VI – FATORES CRÍTICOS DE SUCESSO PARA IMPLANTAR E MANTER UMA ÁREA DE RH APROVADA PELA AUDITORIA DE COMPLIANCE

     

    1. Papel da diretoria / alta direção.
    2. Papel dos gestores de áreas usuárias.
    3. Papel do rh: gestor e colaboradores.

 

Instrutor: Sérgio Lopes

Mestre em Administração de Empresas (Metodista, 1985, Pequenas e Médias Empresas), Pós-Graduado em Análise de Sistemas (FAAP, 1978), Sistemas de Informações (Mauá, 1979), em Administração Financeira (Fecap, 1981) e Bacharel em Administração (USP, 1974), com experiência profissional de 44 anos, tendo ocupado cargos técnicos e executivos nas áreas de Organização, Sistemas e Tecnologia da Informação em diversas empresas. Sólida trajetória profissional construída ao longo de 44 anos de atividades exercidas em diferentes tipos de Organizações, dentre elas: Algodoeira Paulista (1968/69), Companhia Siderúrgica Nacional (1970), First National City Bank (1971), ITT Data Service / Control Data do Brasil (1972/974 e 1975/76), Editora Abril S/A (1976/77), Companhia Telefônica da Borda do Campo (1977/86), Frigorífico Kaiowa (1986/87) e SL Consultoria e Treinamento (Desde 1988 até a data), tendo ocupado por vários anos, cargos executivos em empresas de médio e grande porte. Há 26 anos atuo como Consultor Empresarial nos mais diferentes tipos e portes de Organizações participando de projetos nas áreas de Tecnologia da Informação, Recursos Humanos, Organização, Sistemas e Métodos, Organização e Planejamento Empresarial, Mapeamento de Processos, Sustentabilidade, Qualidade (Total e ISO 9000) e Produtividade.  Atuo na área educacional há mais de 32 anos, tendo acumulado experiência como Docente e Coordenador em cursos superiores de graduação e docente em cursos de pós-graduação em Instituições de Ensino Superior de São Paulo, Bahia e Espírito Santo e Instrutor em Cursos de Capacitação e Desenvolvimento Profissional, tendo lecionado e/ou lecionando em Universidades Corporativas e Entidades de Ensino Livre em diversos Estados do País. Atuo, também, como Palestrante e possuo artigos publicados sobre gestão de mudanças, de empresas e  de pessoas, em jornais, revistas e sites da Internet. No exercício do voluntariado fui examinador do Prêmio Nacional da Qualidade (1996), do Prêmio Gestão Banas (2008 a 2011) e do Prêmio PBQP-H (2010) e em 2012 ministrei gratuitamente palestras para empresários em Entidades de Classe. Sou membro do GEES – Grupo de Excelência de Ética e Sustentabilidade, do CRA/SP e da AAPSA – Associação Paulista de Gestores de Pessoas.

Informações Gerais

Data: 20- 21/07/2022 Duração: 02 dias
Horário: 08h -12h e 13h- 17h Carga horária: 16horas
Local: Plataforma IBECC ao vivo online
(com interação em tempo real com instrutor durante o evento).
Investimento: R$ 1099,00 após 15/07/2022 R$ 1199,00

Desconto: 15% desconto para  02 inscrições  ou a 03ª inscrição será cortesia.

Formas de pagamento Boleto bancário, deposito bancário ou em até 03 parcelas sem juros via Pagseguro
Material Incluso:
  •  apostila digital
  • certificado digital

A apostila digital e instruções do curso serão enviadas um dia antes do evento via e-mail. Certificado: serão enviados por e-mail no dia seguinte ao evento com a participação mínima de 80%

Observações: * Agende o pagamento de sua inscrição para data de realização do evento com descontos oferecidos.

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    Data

    20 - 21 jul 2022

    Tempo

    8:00 am - 5:00 pm

    Localização

    ONLINE E AO VIVO
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