ORÇAMENTO E CUSTOS

Após o treinamento você estará capacitado a:

  • Entender e utilizar as principais ferramentas e metodologias para elaboração e acompanhamento do planejamento orçamentário.
  • Analisar e revisar seus próprios processos de elaboração de orçamentos.
  • Unir o plano orçamentário com o planejamento estratégico.
  • Identificar, criticar e validar os itens necessários à elaboração do plano orçamentário.

Público Alvo

Controllers, Contadores, Gerentes e diretores Financeiros das Empresas. Outros profissionais das áreas de contabilidade e finanças ligados aos setores de orçamento, custos, contabilidade, finanças e controladoria.

Metodologia

  • Apresentação dos conceitos fundamentais para desenvolver um plano orçamentário, as responsabilidades e os modelos mais adequados para a condução do seu processo de estruturação, elaboração e controle.
  • Apresentação das integrações necessárias com o planejamento estratégico, contabilidade, custos e gestão das unidades de negócios.
  • Discussão da estrutura administrativa responsável pelo plano orçamentário, bem como os sistemas de informações existentes e suas possibilidades de utilização integrada.
  • Apresentação das melhores técnicas para elaborar todos os orçamentos, considerando-as no grau de detalhamento necessário para obter os melhores resultados previstos.
  • Integração do Orçamento com Contabilidade e Gestão de Custos
  • Métodos e Formas de Custeamento
  • Custeamento por Absorção x Custeamento Variável x Custeamento ABC (Activity Based Costing)
  • A utilização do modelo da margem de contribuição e fatores limitantes
  • Custo Padrão e Análise das Variações
  • Gestão e Formação de Preços de Venda; Formação de Preços pelo Custos e Formação de Preços pelo Mercado
  • Análises de Custos
  • Estruturação Geral de Uma Política de Redução de Custos 

Diferenciais desse Treinamento: 

  • Treinamento apresentado pelo Professor Clóvis Padoveze. Doutor em Controladoria (FEA/USP) e Controller das Indústrias Rom S/A, acumulando como executivo mais de 20 anos de experiência. Autor de diversos livros na área de controladoria.
  • Apresentação de exemplos reais vivenciados pessoalmente pelo apresentador 

Programa

PARTE I – ORÇAMENTO 

1 – CONCEITOS E OBJETIVOS

  • O que é orçamento.
  • Orçamento e Contabilidade.
  • Da Estratégia ao Orçamento.
  • Responsabilidades pela condução do processo orçamentário. 

2 – ABORDAGEM ORTODOXA (Tradicional )

  • Cultura orçamentária.
  • Modelos de condução do processo orçamentário.
  • Estrutura do orçamento tradicional.
  • Rolling Budget e Forecast.
  • Sistemas de informação para elaboração e controle orçamentário. 

3 – BEYOND BUDGETING

  • O que está além do orçamento.
  • Críticas do BBRT – Beyond Budgeting Round Table.
  • O que é proposto em lugar do orçamento. 

4 – ORÇAMENTO BASE ZERO

  • O que realmente significa.
  • O que é preciso para implantar o orçamento Base Zero.
  • Como fica a cultura da empresa com o orçamento Base Zero.
  • Exemplo. 

5 – ORÇAMENTO MATRICIAL

  • Como implantar um controle matricial.
  • Vantagens e desvantagens.
  • Definição das responsabilidades.
  • Exemplo. 

6 – ORÇAMENTO, ESTRATÉGIA E BALANCED SCORECARD

  • O Balanced Scorecard combina com o orçamento?
  • O Balanced Scorecard combina com as novas técnicas orçamentárias?
  • Como ligar o Balanced Scorecard ao orçamento tradicional.
  • Exemplo. 

7 – ESTRUTURAÇÃO GERAL DE UM ORÇAMENTO

  • Construção de Cenários.
  • Premissas Gerais e Específicas.
  • Comportamento dos custos e receitas. 

8 – O ORÇAMENTO DE VENDAS E DE PRODUÇÃO

  • Métodos de previsão de vendas.
  • Fatores limitantes.
  • Orçamento de Produção, Orçamento de Capacidade e Logística.
  • Exemplos numéricos. 

9 – DEMAIS ORÇAMENTOS

  • Orçamento de Materiais e Estoques.
  • Orçamento de Despesas Departamentais.
  • Orçamento de Investimentos e Financiamentos.
  • Exemplos numéricos. 

10 – CONCLUSÃO DO PROCESSO ORÇAMENTÁRIO

  • Orçamento de Caixa.
  • A dificuldade: projeção das receitas financeiras.
  • Conclusão: Projeção das Demonstrações Contábeis.
  • A importância do modelo de condução do Controle Orçamentário.
  • Utilização do ferramental de simulação.
  • Exemplos numéricos. 

PARTE II – CUSTOS

1 – CONCEITOS E ESTRUTURA DO SISTEMA DE CUSTOS

  • Custos, Gastos, Despesas, e Desperdícios.
  • Objetivos gerais de um sistema de custos: métodos, formas e acumulação.
  • Custos para fins contábeis e fins gerenciais.
  • Estrutura informacional básica: Estrutura do Produto e Processo de Fabricação.
  • Exemplo.

2 – MÉTODOS DE CUSTEIO

  • Custeio por Absorção e Custeio Direto.
  • Custeio Variável e Custeio ABC.
  • Custeio Integral e RKW.
  • O modelo de margem de contribuição e suas aplicações gerenciais.
  • Exemplos numéricos. 

3 – CUSTOS PARA FINS CONTÁBEIS

  • Fundamentos legais: custo integrado e coordenado.
  • O sistema de custos e o ERP.
  • Contabilização.
  • Exemplos. 

4 – SISTEMA DE INFORMAÇÃO

  • Acumulação por Processo.
  • Acumulação por Ordem. 

5 – CUSTO PADRÃO

  • O que é e para que serve: validade atual.
  • Custo padrão e novas tecnologias de fabricação.
  • Análise das variações: a real necessidade.
  • Exemplos numéricos.

6 – GESTÃO DE PREÇOS DE VENDA

  • Formação de preços de venda a partir do custo unitário.
  • Formação estratégica de preços.
  • Custo meta: o que é e como calcular.
  • Utilização de simulação para formar preços de venda.
  • Exemplos numéricos.

7 – ANÁLISES DE CUSTOS: PRINCIPAIS MODELOS

  • Conceitos necessários.
  • Comprar versus fabricar; Internação de atividades.
  • Inflação da empresa: o que é, para que serve. 

8 – POLÍTICA DE REDUÇÃO DE CUSTOS

  • O que é e como conduzir.
  • Modelos existentes e modelo proposto.
  • Gestão dos recursos.

9 – COMO FAZER CHECK-LIST PARA IDENTIFICAR OS PONTOS FRACOS DO SISTEMA DE CUSTOS DA SUA EMPRESA

  • Questionário de perguntas.
  • Identificação dos pontos fracos.
  • Elaboração de um plano de trabalho para implantação das melhorias no sistema de custo.

Palestrante:

Consultor de Gestão pela PUC COGEAE e Matemático.

Professor, palestrante e consultor de empresas há 26 anos, desenvolve trabalhos na área da Gestão Estratégica de CustosGestão Financeira da EmpresaPlano e Modelagem de Negócios e Modelos Orçamentários, tais como:

  • Rolling Budget e Forecast
  • BBRT – Beyond Budgeting Round Table
  • OBZ – Orçamento Base Zero

Desenvolvedor de ferramentas em Excel:

  • Fluxo de Caixa Projetado e Relatórios em Excel – Gestão Financeira da Empresa.

(Ferramenta implantada na maioria das consultorias)

  • Gestão Estratégica de Custos em Excel – Análise do MIX de Produtos e Clientes

(Destaca-se a análise do ciclo industrial pelo método ABC – Activity Based Costing)

  • Acompanhamento Estratégico da Venda – Conhecendo mais a fundo meus Clientes

(Melhora a qualidade da venda e integra o setor com o Planejamento Financeiro)

Já ministrou treinamentos e palestras nas entidades:

  • Ciesp – Centro das Indústrias do Estado de São Paulo
  • Sescoop – Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo
  • Siamfesp – Sindicato das Indústrias de Materiais não Ferrosos de São Paulo
  • Fiep – Federação das Indústrias do Paraná
  • Fiesp – Federação das Indústrias do Estado de São Paulo
  • Sebrae – Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas
  • Abimaq – Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos
  • INP – Instituto Nacional do Plástico

Foi autor da Dinâmica do Mercado utilizada pelo SEBRAE-SP no programa Brasil Empreendedor e co-autor do primeiro material didático utilizado no projeto.

Além de ministrar e participar de diversos treinamentos In Company e por consultorias parceiras em todo o Brasil.

 

Informações Gerais

Data: 09 e 10/11/2020 Duração: 2 dia(s)
Horário: 08h30 às 12h e 13h30 às 18h Carga horária: 16 horas
Local: Hotel Mercury 07 de setembro Telefone:
Cidade: Curitiba
Endereço: Av.07 de setembro 5368 Batel
Investimento: Investimento:
R$ 1898,00
01 participante -20% desconto até 20/10/2020- R$ 1518,40
02 inscrições – 25% R$ 1423,50 (por participante)
03 inscrições ou mais – 30% R$ 1328,60 (por participante)
Pagamento: Boleto bancário, depósito bancário e *cartões de crédito em até 12 parcelas*via Pagseguro.
Material Incluso: coffee breack, apostila,material de apoio e pasta personalizada e certificado .
Observações: * Agende o pagamento de sua inscrição para data de realização do evento com descontos oferecidos.

“Exclusivo IBECC”

-Os instrutores estarão disponíveis até 30 dias após o término do curso para responder, via e-mail, suas eventuais dúvidas referentes ao conteúdo apresentado.

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Pessoa Física

*Cartão de crédito: Amex, Mastercard e Visa em até 12XChequeBoleto BancárioDepósito Bancário

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*Cartão de crédito: Amex, Mastercard e Visa em até 12XBoleto BancárioDepósito Bancário

* o parcelamento em cartão de crédito será feito através do Pagseguro, sendo que em mais de uma parcela acarretará juros da financeira conforme opção selecionada na confirmação do pagamento.
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