logomarca
Home > Cursos > PPP – PERFIL PROFISSIOGRÁFICO PREVIDENCIÁRIO

PPP – PERFIL PROFISSIOGRÁFICO PREVIDENCIÁRIO

Compartilhe este curso!
 

Objetivo

Justificativa

Com a implementação de ferramentas cada vez mais precisas de fiscalização e controle, o conhecimento por parte da empresa, do correto preenchimento do Perfil Profissiográfico Previdenciário, bem como seu armazenamento, guarda, prazo de entrega, torna-se essencial para se diminuir os possíveis resultados negativos em demandas trabalhistas. As informações deste evento estarão de acordo com a Lei 9.528/97 e Instrução Normativa INSS/PRES. 85 de 2016 e demais normas que venham a ser publicadas até a data do mesmo, possibilitando que a empresa tenha mais segurança nas suas ações e planejamentos, além de corrigir as informações para o eSocial.

 

Objetivos

  • ·         Informar a maneira correta de preenchimento do formulário Perfil Profissiográfico Previdenciário – PPP
  • ·         Analisar a obrigatoriedade de se manter, desde 01/04/2004, o PPP de todos os trabalhadores.
  • ·         Verificar a importância do Laudo Técnico de Condições Ambientais no Trabalho, do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais – PPRA e do Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional – PCMSO
  • ·         Orientar a empresa e os empregados que tenham direito à aposentadoria especial sobre os períodos não cobertos pelo PPP
  • Aprimorar a cultura prevencionista  

 

 

Público Alvo

  • Profissionais da área da Saúde: Médicos do Trabalho, Engenheiros de Segurança do Trabalho, Técnicos em Segurança do Trabalho, Enfermeiros do Trabalho, Cipeiros e demais interessados na matéria
  • Profissionais da área de Recursos Humanos: Gerentes, Chefes, Analistas e Auxiliares de Pessoal e de Benefícios
  • Outros Profissionais: Empresários, Advogados, Auditores, Contadores, demais interessados no tema. 

 

 

Metodologia: Exposição dialogada. Análise de cases. Material de Apoio. Análise de formulário PPP

 

Programa

1. Histórico do PPP

2. Quando apresentar e a quem deve ser apresentado

2.1          Envio por meio magnético ao INSS

3. Relação entre o PPP e a aposentadoria especial

4. Períodos não cobertos pelo PPP – procedimentos

5. Divisões do PPP

                5.1          Seção I – Dados Administrativos

                5.2          Seção II – Registros Ambientais

                5.3          Seção III – Resultados de Monitoração Biológica

                               Resolução CFM sobre informações desta seção

                5.4          Seção de Responsabilização pelas informações prestadas

                               Preposto

6. Riscos Ambientais no Trabalho

                6.1          Profissional competente

                6.2          Quantificação e gradação dos riscos

                6.3          Comparativos e acautelamentos

                6.4          Desenvolvimento de ações inibidoras

                6.5          Resultado das ações desenvolvidas

7. Laudo Técnico de Condições Ambientais do Trabalho      

                7.1          Profissional competente para levantamento de qualificação e a quantificação dos riscos

                7.2          Insalubridade, Periculosidade

                7.3          EPI, EPC

                7.4          Políticas de Conscientização e uso

                7.5          Resultado das ações desenvolvidas

8. PPRA – Programas de Riscos Ambientais

                8.1          Profissional competente – responsabilização

                8.2          Implementação de políticas e práticas

                8.3          Cultura Organizacional Preventiva e Implantação de Políticas

                8.4          Diferença entre mapeamento de riscos e mapa de riscos

                8.5          Resultado das ações desenvolvidas

9. PCMSO Programa de Saúde Ocupacional

9.1          Profissional competente e responsabilização

9.2          Responsabilidade civil e criminal do médico coordenador

9.3          ASO – Atestado de Saúde Ocupacional

                Exame Admissional

                Periódico

                Mudança de Função

                Alteração no Grau de Risco

                Demissional

                Quando os ASO serão dispensados

                Apresentação de CID nos atestados

9.4          Prontuário clinico desdobramentos e importância

9.5          NTP – Nexo Técnico Previdenciário

9.6          FAP, SAT, RAT e o controle da morbidade

10  Responsabilidade da Empresa e de seus prepostos

11. Aposentadoria especial

                11.1        Documentos anteriores SB40, DSS8030 e DIRBEN 8030

11.2        Contribuição adicional para custeio das aposentadorias especiais

12. eSocial e o PPP

                12.1        Riscos Ambientais e de Segurança e Medicina do Trabalho

                12.2        Substituição do PPP pelo eSocial?

 

Instrutor

Christina Pila

Advogada. Assessora jurídica. Consultora de empresas, com mais de 20 anos de experiência nas áreas de RH, Gestão de Pessoas, Departamento de Pessoal, SESMT, Prevenção de Litígios Trabalhistas Consultora Jurídica Especialista nas áreas Trabalhista e Previdenciária na IOB por mais de 10 anos Palestrante em Fóruns e Conferências. Coordenadora de Workshop e Cursos. Instrutora em Cursos, Palestras, Seminários, Workshops Presenciais Abertos ou In Company para empresas públicas e privadas, ONGs, Sindicatos, Federações, Confederações. órgãos de classe Diretora da Empresa Teles e Pila Treinamentos Professora universitária na Universidade Estadual de Londrina- PR no período de 1994/1998 Especialista em Direito e Processo Civil Especialista em Direito e Processo do Trabalho Autora de artigos jurídicos

Informações Gerais

Data:
25/08/2017
Duração:
1 dia(s)
Horário:
08h30 às 12h e 13h30 às 18h
Carga horária:
8 horas
Local:
Hotel Mercury 07 de setembro
Telefone:
Cidade:
Curitiba
Endereço:
Av.07 de setembro 5368 Batel
Investimento:
R$ 789,00 até 15/08/2017 após R$ 989,00
Descontos:
02 inscrições 15% desconto ou Grátis a 3ª inscrição-04 inscrições 30% desconto ou a 5ª e 6ª inscrição Grátis.
Pagamento:
depósito, boleto bancário e todos cartões em até 12X
Material Incluso:
coffee breack, apostila,material de apoio, certificado e almoço.
Observações:
* Agende o pagamento de sua inscrição para data de realização do evento com descontos oferecidos.
Como chegar:

inscricao

 
fone agenda downloads

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
 
 
Qualidade Ibecc
selo
IBECC - Instituto Brasileiro de Ensino em Cursos Empresariais
Fone / Fax (41) 3501-9182 | (41) 3501-0608