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SPED FISCAL – BLOCO K COMO ADEQUAR SUA EMPRESA AS NOVAS REGRAS PARA ATENDER AO BLOCO K?

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Público Alvo

Gestores, analistas e assistentes das diversas áreas da empresa (contábil, fiscal, planejamento, produção, estoque, PCP, TI) e demais profissionais envolvidos no processo de controle e produção das empresas em geral.

v  METODOLOGIA: Exposição com recursos audiovisuais e argumentações acerca dos pontos relevantes e polêmicos da legislação, sempre com vistas ao debate e esclarecimento.

Obs.: É indispensável o uso de calculadora simples - cada participante deverá trazer a sua. 

Programa

A escrituração do Livro de Registro de Controle da Produção e do Estoque, conforme o Ajuste Sinief 01/16 “§ 7º será obrigatória na EFD a partir de:

I - 1º/01/17, para os estabelecimentos industriais dos CNAE´s 10 a 32 e com faturamento anual igual ou superior a R$300.000.000,00;

II- 01/01/2018 para as indústrias com faturamento anual igual ou superior a R$ 78 milhões; e

III- 1º/01/19 para as demais empresas e comerciantes atacadistas.

Objetivo

O curso visa apresentar e discutir as principais alterações fiscais desde a publicação do SINIEF 18/2013 (que incluiu o Bloco K no SPED Fiscal) e que ditou novas regras aos processos empresariais no que diz respeito aos controles de materiais, produção, estoque e logística. 

Assim, o curso visa explicar e discutir os conceitos que são utilizados dentro da sistemática do Bloco K e na realidade legal.

 

O que será aprendido  

O participante será capaz de compreender o motivo da implantação do SPED, o impacto dos mesmos em suas atividades e as interfaces necessárias com as diversas áreas da empresa (contabilidade, fiscal, planejamento, produção, estoque, TI, etc.).

O curso, além de auxiliar no cumprimento da obrigação fiscal, visa auxiliar o Empresário a aproveitar as regras do BLOCO K para melhorar as formas de controles da empresa. Em especial auxiliando-o a identificar e:

 

ü  Desenvolver um “Plano de Ação” baseado em “Compliance fiscal”;

ü  Garantir que todas as regras fiscais estão sendo compridas já na atualidade;

ü  Melhorar os processos de compra de material;

ü  Certificar-se que as Fichas Técnicas de seus produtos refletem a realidade;

ü  Reduzir as perdas em processos;

ü  Efetivar controles com produção de terceiros e/ou em terceiros;

ü  Acabar com controles paralelos ao seu ERP;

ü  Concentrar-se na melhoria do processo produtivo;

ü  Baixar o nível de itens parados em estoque;

ü  Maximizar os controles de produtividade;

ü  Definir regras tributárias para controle das “perdas normais” e “perdas anormais” no processo.

 

 

Programa Básico:

I) Introdução
Histórico do projeto
Legislação aplicável – Ajuste SINIEF 02/09, alterações pelo Ato COTEPE, Guia Prático da EFD, e demais atualizações

Abrangência dos termos: “Industriais”, “Equiparados a Industriais” “Atacadistas”  

A questão dos “Varejistas” enquadrados como “Equiparado a Industrial”

Qual a diferença entre “varejista” “atacadista” 

 

II) Estruturas do SPED Fiscal - Livro Registro de Controle da Produção e do Estoque – Bloco K 
Periodicidade de informações

Alcance dos termos usados na Legislação

Cruzamento das informações com os outros Blocos do SPED
Estrutura do Bloco

Informações a serem incluídas nos Registros (o que deve constar em cada Registro):
- Registro 0200 – Cadastro dos itens
- Registro 0210 – Consumo Específico Padronizado
-  Registro K200 - estoque escriturado
- Registro K220 - outras movimentações internas entre mercadorias
- Registro K230 - itens produzidos
- Registro K235 - insumos consumidos
- Registro K250 - industrialização efetuada por terceiros - itens produzidos 
- Registro K255 - industrialização efetuada por terceiros - insumos consumidos
- Registro k210 - desmontagem de mercadorias - item de origem
- Registro k215 - desmontagem de mercadorias - itens de destino
- Registro k260 - reprocessamento/reparo de produto/insumo
- Registro k265 - reprocessamento/reparo - mercadorias consumidas e/ou retornadas
- Registro k270 - correção de apontamento dos registros k210, k220, k230, k250 e k260
- Registro k275 - correção de apontamento e retorno de insumos dos registros k215, k220, k235, k255 e k265
- Registro k280 - correção de apontamento - estoque escriturado
- Registro K990 – Encerramento do Bloco K

 

III) Algumas questões que serão discutidas no curso:
O que é Ordem de Produção (OP)

O que é Ficha Técnica do Produto (FTP)

Como tratar as OP, Fichas Técnicas ou Listas de Materiais dos Produtos

O que são “movimentações internas” para o Registro K220

Como fica a questão do “sigilo industrial” em face da lista técnica de insumos

Quem deve informar os insumos na industrialização por encomenda

Qual o tratamento de uma OP quando parte do processo é realizado internamente e parte em 3º

Nas industrializações por 3º deve-se informar a lista técnica do 3º no registro 0210?

Como tratar sucatas e produtos não conformes a serem retrabalhados ou vendidos.
Para a Legislação, o que são “perdas naturais” no processo industrial

As perdas de insumos e mercadorias por obsolescência, extravio, roubo, furto, sinistro deverão ser registradas no registro K220?

Existindo várias listas técnicas para a fabricação de um mesmo produto como informar no registro 0210?

 

 

 

 

"Exclusivo IBECC" 

-Os instrutores estarão disponíveis até 30 dias após o término do curso para responder, via e-mail, suas eventuais dúvidas referentes ao conteúdo apresentado. 

-Faça esse curso in company   

-Oferecemos um tarifário diferenciado em hospedagem para os inscritos.

 

O CURSO SERÁ MINISTRADO DE ACORDO COM A LEGISLAÇÃO VIGENTE

Instrutor

Dirceu Antonio Passos

Advogado, graduado em direito pela UNI-FMU e pós-graduado em direito tributário pela PUC-Campinas, Contabilista; mais de 25 anos de atuação na área tributária de grandes organizações, incluindo empresas de Logística (Keepers, Martins, Intecon, Logimasters, Dachser); auditorias e consultorias big four (PriceWaterhouseCoopers, KPMG); indústrias e comércios (Novartis, Compaq, Cotia Trading, ITW-Mapri, etc). Atualmente é consultor tributário e fiscal em empresas na região de Campinas-SP; Responsável pela elaboração e apresentação de diversos cursos na área fiscal-tributária e de Logística no SENAC, TIGERLOG, MARAN e MORAES Cursos; Professor de Graduação e Pós Graduação (MBA) na Faculdade ANHANGUERA de São Paulo.

Informações Gerais

Data:
13/09/2017
Duração:
1 dia(s)
Horário:
08h30 às 12h e 13h30 às 18h
Carga horária:
8 horas
Local:
Hotel Mercury 07 de setembro
Telefone:
Cidade:
Curitiba
Endereço:
Av.07 de setembro 5368 Batel
Investimento:
R$ 789,00
Descontos:
02 inscrições 15% desconto ou Grátis a 3ª inscrição-04 inscrições 30% desconto ou a 5ª e 6ª inscrição Grátis.
Pagamento:
depósito, boleto bancário e todos cartões em até 12X
Material Incluso:
coffee breack, apostila,material de apoio, certificado e almoço.
Observações:
* Agende o pagamento de sua inscrição para data de realização do evento com descontos oferecidos.
Como chegar:

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